sexta-feira, 31 de maio de 2013

Classificações de Assassinos



Você sabia que os assassinos são classificados de acordo com a forma como se comportaram e cometem os assassinatos?

Saiba o que classifica os diferentes tipos de assassinos.


Assassino


Um assassino, também conhecido como homicida, é basicamente o indivíduo que tira a vida de outra pessoa de forma intencional ou premeditada, onde as motivações podem ser as mais diferentes possíveis.

Não se tem muito que descrever sobre o assassino em si. O que existe são algumas classificações onde um assassino se enquadra quando foge das características de um assassino considerado comum ou simples.

Serial Killer ou Assassino em Série

Indivíduo que comete uma série de homicídios com intervalos de tempo significativos entre eles, que podem levar dias ou anos, e só param quando são presos ou mortos. Suas vítimas são escolhidas ao acaso de acordo com algum perfil que possua significado para o assassino, como por exemplo, cor da pele, idade, sexo e etc. São mortas sem qualquer motivo aparente, onde o “motivo do crime” só faz sentido para o assassino.

Ao contrário do que o cenário Hollywoodiano costuma pintar, o Serial Killer não é invencível e nem um ser dotado de extrema inteligência. O que acontece é que quando um assassino desse tipo vem a conhecimento público, as vítimas consumadas são as mais evidentes e nada se fala sobre aquelas que conseguiram escapar, as que suspeitaram e optaram por escapar imediatamente da armadilha ou até mesmo denunciaram o criminoso.

Dentre os Serial Killers ainda existem outras classificações. Existe um post mais completo sobre Serial Killers. Clique Aqui para entendê-los melhor.

Os exemplos de Serial Killers são imensos, mas podemos citar “Jack, O Estripador” como o caso mais famoso, que teve vários livros e filmes inspirados em seus crimes.

Jack o Estripador já foi apresentado em diversas obras de ficção.
Sua verdadeira identidade nunca foi descoberta.

Mass Murder ou Assassino em Massa

Indivíduo que comete assassinato contra um elevado número de pessoas simultaneamente, no mesmo local, em um só evento e em questão de horas.

Em geral, esse tipo de criminoso não tem em mente continuar a matar, apenas mata num acesso de vontade ou num acesso de raiva contra aquele grupo de pessoas que possivelmente tenha-o reprimido, rejeitado, ameaçado ou até mesmo o que elas representam. Seu principal objetivo é transmitir uma mensagem, seja de ódio, vingança ou ideologia, que racionalmente explique sua ação.

Em alguns casos, esse criminoso está disposto a cometer suicídio após o ator e deseja tornar-se uma lenda, ser reconhecido pelo mundo inteiro e conquistar uma legião de seguidores e admiradores. Muitas vezes consegue.

Comunidade no Orkut com 644 Membros

Comunidade no Orkut com 52 Membros

Comunidade no Orkut com 239 Membros
Wellington Menezes de Oliveira deixou uma carta antes de cometer os assassinatos na escola em Realengo (RJ), como em uma tentativa de justificar seus atos. Suicidou-se na sequência e o crime ganhou fãs na internet.

Esse tipo de crime pode ter motivações bastante distintas e o evento em si pode ser classificado de diferentes formas:

  • Genocídio: Extermínio ou desintegração de um grupo através do assassinato deliberado de pessoas, por motivos raciais, étnicos, nacionais, religiosos, políticos, entre outros, como por exemplo, o Holocausto;

Holocausto. Perseguição e extermínio sistemático de cerca de seis milhões de judeus, apoiado pelo governo nazista.

  • Massacre: Evento onde ocorre um assassinato em massa e não há motivação diretamente relacionada a um grupo de pessoas particularmente classificadas como em um genocídio, como por exemplo, o Massacre do Carandiru.

O Massacre do Carandiru começou com uma rebelião e causou a morte de cento e onze detentos pela Polícia Militar de SP, que interveio com a finalidade de conter a rebelião. Alguns sobreviventes afirmam que detentos que já haviam se rendido também foram executados e que o número de mortes excede o divulgado.

  • Chacina ou Carnificina: Semelhante ao massacre, porém com emprego de maior violência, às vezes até acima do necessário para matar.
Spree Killer ou Assassino Compulsivo

Indivíduo que mata esporadicamente em dois ou mais locais e em um curtíssimo período de tempo. Os ataques geralmente são definidos por um rápido incidente que provoca a morte de várias pessoas, sem pausas significativas entre as mortes. O termo não é utilizado a caráter judicial por se haver uma discussão sobre quanto tempo exatamente significa “um período significativo de tempo”.

Um Spree Killer não deve ser classificado como um assassino em massa ou um Serial Killer, pois não cometem os crimes num mesmo evento, local e momento e nem possuem um padrão para escolha das vítimas, dentre outros fatores que os diferenciam.

Um exemplo claro disso é o caso dos Franco-Atiradores de Washington, John Allan Muhammad e John Lee Malvo. Embora eles sejam citados frequentemente como Serial Killers pelos veículos de notícia, por terem sido classificados como tal a princípio, o caso colocou em xeque a definição do FBI quanto a “assassinos em série” e eles passaram a ser classificados como Spree Killers, devidos as características que os diferenciavam de um Serial Killer.

Por acreditarem se tratar de um Serial Killer itinerante, a polícia esteve ao encalço de uma pessoa com perfil totalmente diferente ao dos reais assassinos. As questões começaram a surgir porque as vítimas pertenciam a classes sociais diferentes, pertenciam a ambos os sexos e entre os mortos havia brancos e negros.

John Allan Muhammad, junto a seu filho adotivo John Lee Malvo, ficaram conhecidos como os Franco-Atiradores de Washington após matarem 10 pessoas, com um único tiro disparado de uma arma de caça ou de um rifle de assalto de alta precisão, durante o mês de Outubro de 2002. Pediram 10 milhões de dólares para pararem com os ataques. 

A motivação para esse tipo de crime pode ser qualificada por motivos pessoais e não desconhecidos, onde o indivíduo busca alguma recompensa, seja essa vingança, atenção, dinheiro, etc. Muitas vezes os crimes cometidos por um Spree Killer é denominado como massacre, devido ao número de vítimas que costumam deixar.

Um comentário: